Notícias

Mar 03
frutologia compal

Candidaturas para a Academia do Centro de Frutologia Compal até 9 de março

Academia do Centro de Frutologia Compal

A Academia concentra as iniciativas de formação do Centro de Frutologia Compal, apostando no reforço das competências técnicas e de gestão da nova geração de fruticultores.

Com uma forte componente prática, transmite os conhecimentos que suportam a prática sustentável da fruticultura, divulga as melhores práticas no âmbito da produção e gestão agrícola e promove o networking incentivando a colaboração e a criação ou reforço de parcerias no setor.

Programa de Formação

As candidaturas estão abertas para empreendedores que pretendam criar ou expandir o seu negócio frutícola.

Serão recolhidos 12 projetos para participar na Academia, que contará com 65 horas de formação. No final, os três melhores projetos serão premiados com uma bolsa de 20 mil euros cada.

Esta iniciativa atribui três bolsas de instalação no total de 60 mil euros. Tem como objetivo fomentar a inovação na fruticultura nacional, apoiando novos projetos.

Objetivos

A Academia do Centro de Frutologia Compal pretende disseminar conhecimento sobre a fruta e seus produtos derivados, através de um programa de formação composto por módulos teóricos, sessões no terreno e visitas a explorações modelo que permitem aos fruticultores conhecer as especificidades da produção e gestão agrícola nas várias regiões do país.

História

Em 4 edições, a Academia formou 48 fruticultures e atribuiu 9 bolsas de instalação no valor de 180.000 euros.

Fases

A Academia direciona-se para empreendedores frutícolas que pretendem instalar-se pela primeira vez, aumentar a sua exploração agrícola ou reconvertê-la. Desenrola-se em 7 fases, culminando com a atribuição de 3 bolsas de instalação, no valor de 20.000 euros cada.

Júri

Com responsabilidade ao nível da avaliação das candidaturas e dos projetos de instalação agrícola submetidos, integram o Júri da Academia a AJAP, a CONFRAGRI, DGADR e o ISA.

Candidaturas 2017

A fase de candidaturas à Academia 2017 decorre entre 09 de janeiro de 2017 e 23 de fevereiro de 2017. Podem candidatar-se empreendedores que pretendam criar ou expandir o seu negócio frutícola, sendo que os projetos devem incidir em, pelo menos, uma das seguintes frutas: Alperce, Ameixa, Ameixa Rainha-Cláudia, Amora, Cereja, Clementina, Dióspiro, Figo, Framboesa, Laranja, Limão, Maçã, Marmelo, Melancia, Melão, Meloa, Mirtilo, Morango, Pêssego, Pera Rocha e/ou Romã.

Do total de candidaturas, serão escolhidos os projetos de 12 empreendedores para participar na Academia, sendo que os três melhores recebem uma bolsa de 20 mil euros após o final do programa de formação.

O preenchimento do formulário de candidaturas deve ser antecedido pela leitura do Regulamento da Academia 2017. Deve ser acompanhado pelo Guia de Preenchimento do Formulário de Candidaturas à Academia 2017.

Prazo

As candidaturas para a Academia do Centro de Frutologia Compal terminam a 9 de março. Faça a sua candidatura.

 

Foto e textos: Academia Centro de Frutologia Compal

 

Notícias Relacionadas