É agricultor? Ou é Jovem Agricultor e tem um projeto de produção agrícola em desenvolvimento? Gostava de certificar o seu produto, mas não sabe qual tipo de certificação escolher? Já ouviu falar sobre a Certificação GlobalGAP mas não sabe o que é e quais as vantagens? A Phosphorland falou com a APCER para esclarecer isso mesmo!

 

O que é e para o que serve a certificação GlobalGAP?

A Certificação GlobalGAP existe desde 1997. Tem como objetivo incentivar e garantir a prática de uma agricultura segura e sustentável. Para tal, tem como referencial um conjunto de Boas Práticas de Agricultura que são verificadas anualmente e tidas em consideração na emissão do certificado.

Através dos Pontos de Controlo e dos Critérios de Conformidade GLOBALGAP os produtores podem vender os seus produtos localmente ou mundialmente. Através do certificado, asseguram a segurança alimentar e a sustentabilidade. Esta certificação é um veículo para os mercados globais e está disponível para três âmbitos de produção. Eles são as crops (frutas e legumes), a pecuária e a aquacultura.

 

Quais as vantagens para os produtores?

  • Valorização dos produtos através da conformidade com um referencial global reconhecido. É uma certificação que se encontra de acordo com um esquema reconhecido pela Global Food Safety Initiative (GFSI);
  • Ter acesso a novos clientes, mercados, fornecedores e retalhistas quer locais quer globais;
  • Reduzir a exposição ao risco da segurança alimentar e do produto;
  • Melhorar a eficiência dos processos e da gestão da exploração;
  • Ter melhores acessos aos níveis B2B (business to business).

 

O que é preciso para obter a certificação?

  1. Conhecer a documentação do GlobalGAP e respetiva checklist. Consulte a página para obter o documento que se adequa à sua exploração.
  2. Falar com um Organismo de Certificação (p.e. a APCER) para iniciar o processo e obter o Global Gap Number (GGN). Consulte a página para encontrar outros;
  3. Realizar uma auto-avaliação utilizando a checklist GlobalGAP e corrigindo todos os pontos não conformes face ao referencial;
  4. Planear com o Organismo de Certificação a inspeção que será realizada por um inspetor on-site;
  5. Obtida a conformidade com os requisitos do referencial, irá receber o certificado. GlobalGAP Integrated Farm Assurance Standard para a versão atual e âmbito. Este é válido por um ano.

 

Se a sua exploração tem uma grande variedade de culturas e/ou animais deve verificar quais pretende certificar. Existe uma lista de regras (conformidades) associada a cada área agrícola. Consulte a página para ver ter acesso à de crops (frutas e legumes), a pecuária e a aquacultura.

Pode consultar o documento para as crops (frutas e legumes) – Global Gap Checklist.

 

Que tipo de manutenção é necessária?

O certificado é válido por um ano. O período inicia desde a data de emissão, sendo necessária a consulta da checklist e inspeção. Quando estiver a terminar o período em vigor, deverá pedir nova certificação. Este procedimento deve ser repetido todos os anos.

 Se necessitar saber e/ou consultar mais sobre a certificação GlobalGap, consulte a página GlobalG.A.P.