Perguntas Frequentes
As Perguntas Frequentes ou FAQs servem para esclarecer qualquer dúvida sobre o Phorland.
Poderá pesquisar todas as suas dúvidas selecionando o módulo/tema em questão. Caso não encontre algum dúvida mais concreta, pedimos o pedido de esclarecimento pelos meios disponibilizados nos contactos.
O 4Fruits dispõe de uma gestão gráfica para as Câmaras Frigoríficas. Na vista geral pode ver todas as Câmaras Frigoríficas e a quantidade existente em cada uma. Entrando na ficha de cada Câmara, pode consultar, além da quantidade existente, o seu lote, os lotes que deram origem ao atual, os registos de todas as operações efetuadas e a Rastreabilidade da fruta.
O 4Fruits cria a ficha da Rastrebilidade de toda a fruta de forma automática. é só consultar e emitir o ficheiro. Poderá consultar a ficha de Rastreabilidade sempre que pretender.
Cada entrada de fruta, qualquer operação pode ter associada um lote correspondente. Só tem de indicar se pretende que seja utilizado o de origem ou um novo. A Rastreabilidade do vinho é completa.
Sim, o 4Fruits permite controlar os Stocks de todos os produtos e consumíveis que utiliza.
Com o 4Fruits pode receber toda a fruta que quiser não havendo qualquer limite de quantidades.
Sim, o 4Coop é um módulo Colaborativo. Desde que tenha a sua licença, poderá ver todas as informações registadas e evolução da sua exploração.
Uma vez que pode integrar com todos os módulos, as funcionalidades serão todas as existentes em cada um, acrescidas das específicas ao 4Coop.
Sim, o 4Coop integra com todos os módulos disponíveis na nossa oferta.
O módulo 4Coop pode ser usado por Técnicos, Engenheiros Agrónomos, Engenheiros Florestais. Engenheiros Zootécnicos, Médicos Veterinários, Inseminadores, Consultores e todos os membros e Técnicos das Cooperativas, Associações, Organizações ou Agrupamento de Produtores.
O 4Wine dispõe de uma gestão gráfica para a sua Adega e para cada Depósito.
Na vista da Adega pode ver todos os seus Depósitos e a quantidade existente em cada um. Entrando na ficha de cada Depósito, pode consultar, além da quantidade existente, as substâncias presentes, o seu lote, os lotes que deram origem ao atual, os registos de todas as operações efetuadas e a Rastreabilidade da substância.
Sim, o 4Wine permite controlar os Stocks de todos os produtos e consumíveis que utiliza na sua Adega.
O módulo 4Wine pode comunicar com o 4Land e o custo de cada operação ficará registado. Pode consultar e comparar todas as operações em relação ao custo, mão-de-obra, máquinas e consumíveis utilizados. Desta forma poderá saber quanto lhe custou produzir cada garrafa, cada litro de vinho. O controlo total das suas operações está sempre disponível.
Sim, é possível. Poderá fazê-lo quando desejar uma vez que não há período de fidelização.
- Conta de Utilizador
- Aceda ao seu perfil e selecione a opção “Desativar Conta”. Introduza a sua palavra-passe e será desativado automaticamente.
- Conta da Empresa
- Nas Configurações Avançadas, selecione a opção “Desativar Conta”. A conta entrará no estado desativo no imediato.
Importante: Estas alterações impedirão o acesso do Utilizador à plataforma. No caso de desativar a empresa, ninguém conseguirá aceder.
Tratando-se de 2 entidades diferentes, com designações e contribuintes diferentes, terão de existir 2 contas distintas no Phorland, uma vez que não podemos, por imposições legais, “alterar/transformar” os dados de um contribuinte para outro.
No entanto, quando o cliente estiver a chegar a essa situação (deixar de trabalhar com uma empresa e começar com outra), cria a 2.ª conta, importa os dados de clientes e artigos da primeira conta para a segunda (com as rotinas que existem na plataforma), e começa a trabalhar na segunda conta, deixando de fazer qualquer operação/registo na 1.ª conta.
Com este procedimento, a primeira conta passa a um estado de acesso de consulta, podendo durante algum tempo, consultar e exportar todos os seus dados, para fazer face a qualquer consulta legal que tenha que efetuar, até a conta ficar com o acesso definitivamente bloqueado.
Caso se tenha esquecido de pagar a mensalidade e/ou anuidade, o serviço será cortado no final do último dia da licença. Para voltar a utilizar, basta que realize o respetivo pagamento e em instantes voltará a poder aceder.
Não haverá perda de dados durante o tempo de inatividade.
Não precisa ativar uma segunda conta para ter outra Empresa.
Se pretende configurar nova Empresa, só precisa de ir a Configurações > Empresa e regista-la. Depois só precisa preencher toda a informação como fez com a primeira.
O 4Zoo será multiespécie num futuro próximo e aí conseguirá gerir todas as espécies com interesse agronómico. De momento só poderá fazer a gestão de efetivos pecuários.
Poderá associar a cada animal todos os tipos de maneio que lhes são aplicados.
Não existe limitação quer do número de animais quer dos registos associados a estes.
O valor pago permite a utilização sem limitações deste módulo sem qualquer tipo de custos adicionais.
Sim, o 4Zoo foi testado e homologado pela DGAV para a emissão do LRED-Bov no formato digital.
Quando necessitar, pode consulta-lo e/ou imprimir para apresentar à entidade fiscalizadora.
Ao fazer o registo completo dos tratamentos e de todas as operações culturais que são de preenchimento obrigatório nos Cadernos de Campo, esta informação será introduzida automaticamente no Caderno de Campo gerado pelo 4Land.
Quando pretender, pode consulta-lo ou fazer o download e imprimir para apresentar à entidade fiscalizadora.
As parcelas podem ser todas registadas e georeferenciadas. Através de um mapa gerado automaticamente, poderá ver toda a sua estrutura fundiária.
Claro que sim. O 4Land permite gerir cada atividade da sua exploração independentemente das outras e desta forma consegue saber detalhadamente quais os custos e proveitos relativos a cada uma.
Sim, o 4Land permite gerir várias quintas com a sua licença.
Para respondermos o mais aprofundada e corretamente a todos os clientes, não damos suporte por telefone. A primeira razão prende-se com a grande maioria dos temas a que damos suporte exigirem investigação, testes ou serem reportados à equipa de desenvolvimento para resolução. Seria impraticável estar ao telefone durante 20/30 minutos com um cliente, impedindo-nos de dar apoio a outros clientes. Para além disso, lidamos com temas muito sensíveis, que afetam a faturação da sua empresa e queremos ter sempre a certeza de que lhe damos a melhor resposta possível. Em segundo lugar é por este ser o único meio de manter registadas todas as comunicações que fazemos.
Isto é útil para nós, porque nos permite ver o histórico de E-mails que nos enviou e as respostas que lhe demos, e até identificar mais facilmente a sua empresa/conta, mas é também bastante útil para si, ficar com as nossas respostas no seu E-mail, para consultar sempre que quiser.
Pode colocar as suas dúvidas ou questões através de qualquer um dos contactos disponibilizados.
Veja o ponto Plataforma.
De momento, toda a plataforma só dispõe do Português como idioma nativo. Mas já existe em Português-Brasil (PT-BR), Inglês (EN), Espanhol (ES)e Francês (FR) mas em versão beta.
Não há problema. Todos os dados estão guardados nos nossos servidores.
Além disso, durante a composição de documentos, os seus dados estão a ser permanentemente guardados mal termine a edição de qualquer campo de dados, para que não perca nada, mesmo se ficar momentaneamente sem internet, sem energia ou se o seu dispositivo avariar.
Sim, pode.
O software Phorland pode e deve ser usada num browser com Tabs ou várias janelas, o que permite que, por exemplo, enquanto criar um documento, possa alterar o detalhe de um artigo sem que tenha que fechar esse mesmo documento.
Sim. O Phorland está optimizado para uma utilização multiempresa e multiutilizador, com um controlo de privilégios bem definido.
Poderá registar as empresas que quiser.
A plataforma tem a oferta de um (1) utilizador.
O Phorland está preparado para facilitar a experiência de utilização nas plataformas móveis. Para tal utiliza a tecnologia Responsive Templates. Basta usar o Navegador do seu dispositivo para aceder ao Software e toda a interface será ajustada para uma melhor utilização.
O Phorland é uma plataforma Web-based e por este motivo não existe qualquer tipo de instalação. Para aceder, basta possuir um acesso à Internet e aceder ao portal através do seu navegador.
Consegue aceder a partir de qualquer dispositivo (Computador, tablet e/ou smartphone) e em qualquer lugar do Mundo desde que tenha acesso à Internet. Além disso, tem a garantia que estará sempre a usar a última versão da aplicação e que toda a informação se mantém sincronizada em tempo real.
Não. Todas as atualizações são gratuitas.
A plataforma Phorland tem ao dispor vários módulos completamente gratuitos. Eles são o 4Land, 4Commerce e 4Zoo.
Caso pretenda, estamos ao seu dispor para lhe enviar uma proposta sobre os outro módulos: 4Wine, 4Fruits e 4Coop.
Para começar a utilizar, qualquer módulo gratuito, basta adicionar ao carrinho os módulos que melhor se adequam à sua exploração e terminar o processo de compra (não tem qualquer custo e apenas terá de introduzir as informações necessárias à criação da sua licença).
Para os módulos pagos, deverá entrar em contacto connosco para ajustarmos a nossa oferta às suas necessidades. No formulário de contacto, deve preencher os dados, selecionar o assunto “Adquirir Licença” e submeter pedido. Entraremos em contacto o mais rapidamente possível para que comece a utilizar o Phorland sem demoras.
Deverá entrar em contacto connosco, através de um dos meios disponíveis, com a maior brevidade possível.
Sendo o 4Commerce um programa de faturação em Cloud, podem surgir algumas dúvidas quanto à segurança dos dados e da informação que se encontra nas contas.
A segurança é muito importante para nós e para os nossos clientes e, por isso, tomamos medidas de segurança. Toda a plataforma está protegida e todos os dados enviados da e para a plataforma Phorland são cifrados com cifra de 256-bit. Esta é uma medida ainda mais importante se partilhar a rede com outras pessoas. Toda a informação registada na nossa plataforma encontra-se alojada em servidores protegidos 24 horas por dia. Os dados são encriptados e protegidos por uma firewall vigiada por uma equipa de especialistas de segurança.
Além destas medidas, efetuamos cópias de segurança (backups) diárias assegurando sempre a informação dos nossos clientes.
Deverá entrar em contacto connosco, através de qualquer um dos meios disponíveis.
Por uma questão de segurança, o seu acesso foi bloqueado. Para ter novamente acesso, terá de pedir ao seu gestor que desbloqueie a sua conta. Mal se proceda ao desbloqueio, já pode voltar a utilizar.
Para recuperar a sua senha de acesso basta que selecione a opção “Esqueceu a sua palavra-passe” e serão enviadas para o seu E-mail as instruções para proceder ao registo da sua nova palavra-passe. Terminado este passo, já poderá aceder novamente.
Os convites, por uma questão de segurança, podem ser cancelados, invalidando o mesmo. Se o que recebeu não permite validar o seu registo não há problema. Peça ao seu gestor/chefe para ativar/reenviar o convite. Assim que o receber, já pode concluir o processo e já poderá integrar a sua equipa.
O 4Wine dispõe de uma gestão gráfica para a sua Adega e para cada Depósito.
Na vista da Adega pode ver todos os seus Depósitos e a quantidade existente em cada um. Entrando na ficha de cada Depósito, pode consultar, além da quantidade existente, as substâncias presentes, o seu lote, os lotes que deram origem ao atual, os registos de todas as operações efetuadas e a Rastreabilidade da substância.
O 4Wine cria a ficha da Rastrebilidade do seu vinho de forma automática. é só consultar e emitir o ficheiro.
Poderá consultar a ficha de Rastreabilidade de forma Ascentende (da garrafa de vinho à receção/produção da uva) ou Descendente (da receção/produção da uva até à garrafa de vinho).
Cada entrada de Uvas, qualquer operação enológica pode ter associada um lote correspondente. Só tem de indicar se pretende que seja utilizado o de origem ou um novo. A Rastreabilidade do vinho é completa.
Sim, o 4Wine permite controlar os Stocks de todos os produtos e consumíveis que utiliza na sua Adega.
O módulo 4Wine pode comunicar com o 4Land e o custo de cada operação ficará registado. Pode consultar e comparar todas as operações em relação ao custo, mão-de-obra, máquinas e consumíveis utilizados. Desta forma poderá saber quanto lhe custou produzir cada garrafa, cada litro de vinho. O controlo total das suas operações está sempre disponível.
Sim, o 4Commerce é um programa certificado pela Autoridade Tributária, com o n.º 2455/AT.
Sim. O 4Commerce é um programa certificado pela Autoridade Tributária e permite a exportação do ficheiro SAF-T.
Sim. O 4Commerce está otimizado para a emissão de recibos parciais. Ao emitir faturas, pode escolher várias formas de pagamento.
O programa de faturação 4Commerce está preparado para as novas regras de faturação em vigor em Portugal desde 1 de Janeiro de 2013. Tornou-se obrigatório, por lei, emitir uma fatura em qualquer transmissão de bens ou prestação de serviços, independentemente do valor ou de o adquirente ser uma pessoa singular ou coletiva.
Esta medida é aplicável a todos os setores de atividade. Juntamente com a obrigatoriedade de emissão de fatura, passou a existir um novo tipo de documento chamado fatura simplificada. Uma outra novidade é que todos os documentos fiscais (guias, faturas, faturas simplificadas, faturas/recibo, notas de crédito e notas de débito) devem ser comunicados à Autoridade Tributária e Aduaneira até ao dia 25 do mês seguinte à sua emissão.
O 4Commerce possibilita a comunicação dos seus documentos através de envio automático direto para a Autoridade Tributária ou através da exportação do SAF-T PT mensal. Os documentos de transporte, (Guias de Transporte, Remessa ou Devolução), também terão que ser comunicados para a Autoridade Tributária, assim que forem finalizados no 4Commerce.
“Ao mudar de software de faturação, deverão ser conservadas cópias de segurança de todos os livros, registos e respetivos documentos de suporte por um período de 10 anos (artigo 123.º do CIRC). Isto incluí os ficheiros SAFT-PT e as faturas em formato papel ou eletrónico do programa anterior. Este arquivo pode ser mantido em formato totalmente digital, se preferir.”
Para já não. No entanto estamos a trabalhar para disponibilizar esta funcionalidade.