Rega na agricultura – Estações Meteorológicas
Hoje em dia os equipamentos tecnológicos assumem um papel importante no quotidiano da sociedade, melhorando processos e qualidade de vida de toda a população. Torna-se difícil encontrar um setor onde não exista o recurso à tecnologia. A agricultura não foge a essa regra.
Nos últimos anos têm vindo a ser criados dispositivos capazes de auxiliar o agricultor. Estes melhoram a produtividade das culturas/animais e também a automatização de processos de forma a libertá-lo para outras questões importantes. Os dispositivos de monitorização não substituem o agricultor, mas assumem a função de auxiliá-lo no controlo da sua exploração.
A necessidade de modernizar a agricultura no nosso país fez com que se pensasse no desenvolvimento de um “sistema de baixo custo” para monitorização e controlo remoto de condições ambientais de um terreno agrícola. Este deveria monitorizar e controlar remotamente todas as condições ambientais da cultura instalada no terreno.
Protótipo
Desenvolveu-se assim um protótipo de “baixo custo” para a gestão de rega por precisão, monitorizado pelo Phorland e a sua APP. Deste modo podemos melhorar a gestão da água na sua exploração. Com esta prática, cada vez mais recorrente, irá aumentar a rentabilidade da sua exploração através da dotação adequada de água em cada cultura. Isto acontece pela leitura, com exatidão, das condições meteorológicas locais.
Este sistema é adequado à realidade e necessidade dos agricultores. Esta estação meteorológica é de “baixo custo”, quer na instalação como na operação. Pode ser adquirida por todos, sejam grandes ou pequenos produtores.
As variáveis monitorizadas são: temperatura, humidade do ar e do solo, pressão atmosférica, sentido e orientação do vento e precipitação. Além destas variáveis pode controlar o sistema de rega remotamente. Regista os dados atuais e passados. O sistema tem a funcionalidade de permitir controlar uma ou mais estações. É constituído por dois módulos: a estação (colocada no terreno) e o software de controlo (Phorland e APP).
A agricultura é um dos setores com maior peso no nosso país, contribuindo significativamente para o crescimento do produto interno bruto (PIB). Em 2013 existiam cerca de 265.000 explorações que cobriam 3.650.000 hectares do território nacional.
Algumas notícias sobre agricultura:
- “Produtores de milho pedem soluções a Capoulas Santos” – Ler artigo
- “Startups agrícolas têm a maior taxa de sobrevivência” – Ler artigo
- “Curso de aplicação de fitofarmacêuticos com equipamento de pulverização manual” – Ler artigo
- “Agrobio lança I edição do curso de produção artesanal de vinho biológico” – Ler artigo
Se quiser ler outros artigos sobre a Nova Agricultura – Ler mais
Eng.º José Rui Gomes – IT Manager – Universidade do Minho, Jornal Terras do Demo, 4 de abril de 2017