Sargaço com potencial na Agricultura
Abordarei neste artigo a seguinte temática “Sargaço com potencial na Agricultura”.
A agricultura tem vindo a mudar. As alterações climáticas, tipos de culturas e meios de trabalho e gestão agrícola, e como tal a investigação na área da agricultura veio melhorar e permitir uma Nova Agricultura.
O extrato de sargaço, uma mistura de diferentes algas marinhas castanhas muito abundante em Portugal, apresenta um potencial como biofungicida para uso agrícola muito superior ao da alga Ascophyllum nodosum – há muito tempo usada pela indústria para este fim.
Substitutos aos produtos químicos, o projeto tem como objetivo encontrar substitutos naturais baseados em macroalgas marinhas para produtos químicos utilizados na agricultura, especialmente herbicidas, fungicidas e fertilizantes, estimulando uma agricultura mais verde e sustentável em toda a zona Atlântica.
As várias experiências comparativas realizadas “demonstraram que os compostos bioativos extraídos do sargaço são bem mais eficazes que o substrato comercial da alga Ascophyllum nodosum. Observou-se, também, um bom desempenho do sargaço como bioestimulante (ativa o sistema imunitário das plantas para se protegerem, por exemplo, de pragas) e como fertilizante”.
As Macroalgas
Macroalgas marinhas vermelhas portuguesas estão a ser estudadas para otimizar e se possível utilizar para o mesmo tipo de aplicação.
Nos estudos que se tem vindo a realizar, normalmente só são estudadas e testadas algas castanhas, mas as vermelhas possuem características que indicam potencial para produzir substâncias protetoras contra agentes patogénicos que afetam as plantas e solos. Sendo assim isto, constitui uma oportunidade para desenvolver produtos ecológicos de alto valor para a agricultura.
Pensa-se no final do projeto e dos diversos estudos com parceiros agrícolas envolvidos fornecer um conjunto de abordagens alternativas aos pesticidas sintéticos tendo em vista uma redução global de 50% no consumo de pesticidas, bem como a diminuição da emissão de gases de efeito estufa do sector agrícola.
Algumas notícias sobre agricultura:
- “A fome de terra é tanta que nem as abelhas e os morcegos têm lugar” – Ler artigo
- “PDR 2020 tem 20 M€ para apoiar luta contra pragas da floresta” – Ler artigo
- “Xylella fastidiosa: focos encontrados já são 13. Área demarcada alargada” – Ler artigo
Se quiser ler outros artigos sobre a Nova Agricultura – Ler mais
Eng.º José Rui Gomes – IT Manager – Universidade do Minho, Jornal Terras do Demo, 09 de agosto de 2019