Hoje, vou neste artigo falar sobre as doenças do lenho na vinha. A região do Concelho de Moimenta da Beira é uma região em que o seu fator principal é produção de vinho, sendo atualmente uma região premiada nos vinhos e espumantes das Terras do Demo.
A doença que se destaca no lenho das vinhas é a ESCA (Phaemoniella chlamydospora, Phaeoacremonium aleophilum, Phaeoacremonium spp., Fomitiporia mediterranea e outros fungos).
A esca origina elevadas quebras de pegamento de enxertia, atraso no desenvolvimento vegetativo e perda de vigor das videiras, enfraquecimento geral das vinhas e diminuição da qualidade das uvas e dos mostos e vinhos delas provenientes.
Os cachos das videiras afetadas apresentam maturação tardia, baixo teor de açúcares e paladar alterado.
A esca tem duas formas de evolução: forma crónica e forma repentina (apoplexia). A forma crónica apresenta sintomas internos, na madeira dos troncos e ramos, associados a sintomas externos, nas folhas e bagos.
A evolução repentina (apoplexia) carateriza-se pela seca brusca de ramos inteiros e das folhas e cachos que lhes pertencem e leva com frequência à morte da planta. A apoplexia ocorre no período quente do verão, a seguir a chuvadas abundantes.
Nos últimos 20 a 25 anos, a doença alastrou a toda a Região dos Vinhos Verdes e a todas as castas, atingindo videiras jovens e adultas.
A plantação de novas vinhas com material já infetado tem originado uma elevada taxa de mortalidade das plantas novas. A incidência da esca nas vinhas da Região dos Vinhos Verdes deve atingir hoje em dia os 15%.
MEDIDAS PREVENTIVAS DE INVERNO
Pode com tempo seco e sereno, pode as videiras afetadas à parte, desinfete regularmente os instrumentos de poda, retire da vinha e queime toda a lenha de poda, se utilizar triturador para desfazer e enterrar a lenha de poda, deve triturar apenas as varas. A lenha grossa deve ser retirada do terreno e queimada.
Na plantação de novas vinhas, use material são (porta-enxertos, garfos, enxertos prontos). Não existe tratamento para a esca.
Algumas notícias sobre agricultura:
- “Portugal importa 50% dos produtos biológicos que consome” – Ler artigo
- “O poder relaxante da alfazema corroborado agora pela ciência” – Ler artigo
- “Agricultores alertados para destruir caixas de abelhões polinizadores importadas” – Ler artigo
Se quiser ler outros artigos sobre a Nova Agricultura – Ler mais
Eng.º José Rui Gomes – IT Manager – Universidade do Minho, Jornal Terras do Demo, 23 de abril de 2019